-
Arquitetos: Rodrigo Villalobos, Rubén Muñoz
- Área: 1818 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Nicolás Sáez, Rubén Muñoz, Gustavo Burgos, Camilo Bustos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta biblioteca é o fruto de um concurso pós-inundação (2006).
Sua primeira etapa consiste no novo centro de informação UBB, e estará completa com a próxima construção do edifício de Serviços Informáticos, constituindo um novo acesso ao campus.
Cada projeto, com suas demandas e restrições próprias, é o resultado de um processo difuso, onde se sintetizam múltiplas experiências e obras vivas.
Potencializando o caráter público e aberto da Universidade, tal como queria Emilio Duhart na UDEC, liberou-se parte do térreo constituindo uma circulação coberta para pedestres, através de uma plataforma de madeira elevada sobre a cota da inundação, protegida dos ventos do norte que acompanham as abundantes chuvas locais.
A operação principal consistiu em esvaziar um volume suspendido de madeira. Seu dois extremos foram abertos para a folhagem das árvores e realizou-se incisões verticais em suas faces laterais, ritmando com sua luz o caminhar. Modelando a luz natural, são criados três vazios verticais, reinterpretando os pátios da biblioteca anterior, inundando de luz zenital o interior e a circulação exterior. Para constituir uma paisagem interior, onde os possíveis usos do espaço são insinuados, surgem diversas estâncias para leitura, entre as paredes de livros e os vazios de luz, entre os pilares de aço e a vegetação das árvores.
Como resposta à má qualidade do solo argiloso, junto de alguns muros de concreto aparente, projetou-se uma estrutura predominante de aço, explicitando sua resistência ao sismo mediante suas diagonais, buscando uma expressividade próxima de uma obra bruta, onde a arquitetura vai além de sua estrutura, tal como as esculturas constituídas pela somatória de pilares e vigas de Max Bill.
Como sistema de calefação, optou-se por pisos radiantes, foram contempladas ventilações passivas, direcionando a pressão natural das suaves brisas estivais e considerou-se uma pele exterior ventilada de pinheiro local.